Coluna de Dulce Ramos Queiroz

Professora Dulce Ramos Nos Deixou – Nossa Eterna Gratidão a Mestra Exemplar

Professora Dulce Ramos partiu para a jornada eterna. Poucas pessoas tiveram tão grande influência na vida do criador de MyBeloJardim do que esta emblemática mestra que com sua sabedoria e palavras mudou o destino de muitos.

Professora Dulce Ramos

Emblemática Professora Dulce Ramos

A partir deste post MyBeloJardim vai publicar e republicar artigos sobre Prof. Dulce Doce Ramos e alguns dos seus incríveis textos como nossa homenagem e gratidão a esta suprema comunicadora de conhecimentos e ideias.

Professora Dulce Ramos, receba o sincero agradecimento de toda time do MyBeloJardim.com por tudo que fez por seus alunos e amigos. Sua missão em vida foi completamente atingida na vida dos seus previlegiados alunos.

Descance em paz guerreira do saber. Nós aqui seus discípulos teremos sempre em nossas mentes a lembrança de sua garra e conhecimentos a nos guiar. Lembraremos sempre que nunca devemos “Permitir que Fracassos e Adversidades Parem Nossos Sonhos (Never Let Failures and Adversities Stop Your Dreams) que por sinal é o titulo do mais recente livro do Prof. Aecio D’Silva no qual ele dedica um capítulo inteiro a mémoria de Dulce Doce Ramos.

Começamos como o post seguinte, de Rosiel Moura da Silva, uns dos alunos da mestra BeloJardinense.

Professora Dulce Ramos: Caminhava Mundos Inteiros nas Palavras da Mestra Dulce

– Era o ano de 1962, em uma sala de aula no Ginásio Professor Donino na cidade de Belo jardim – PE -Brasil. Nesta sala havia 34  adolescentes que todas  terças e quintas feiras absolviam, viviam e sentiam aquela sala de ensino transformar-se numa imensa nave-maquina-do-tempo, navegando o mundo inteiro, percorrendo fronteiras infinitas da imaginação,  guiados pelas palavras seguras e contundentes da Professora Dulce Ramos.

Eu era um daqueles adolescentes, que vibrava, pulsava de expectativa, curiosidade, emoção dentro daquela nave. Eu viajava para o passado, presente e futuro vencendo as barreiras do tempo e espaço nas palavras mágicas da Professora Dulce Ramos.

Dentro daquela sala, o espaço físico era quebrado, entrávamos em outro mundo-dimensão e viajávamos nas dobras do tempo tal qual um astronauta a desbravar e conhecer civilizações que nasceram cresceram e desapareceram. Ficávamos todos vidrados nas palavras visionárias da Prof. Dulce.

Professora Dulce Ramos – Sob seu Comando,  Viajei o Mundo Inteiro na Magia das suas Aulas

Sob seu comando, eu visitei os homens das cavernas. Conheci a idade da pedra lascada, a idade do ferro, vi o hominídeo se transformar no homos erectus, sua luta, sua obstinação para sobreviver as intempéries do tempo, a interpretar o raio e o trovão como sinais que havia DEUS.

Como era gratificante e emocionante ouvir aquela navegadora mestra absoluta do ensino nos levar aos mais longínquos rincões da historia e do tempo. Não havia limites onde pudéssemos ir. Eu visitei a civilização babilônica, Nabucodonosor com seus jardins suspensos.

Visitei as construções das pirâmides sendo os grandes túmulos dos Faraós. Visitei a civilização helênica, me sentia presente em cada passo da história. Dulce você me levou a ver Sócrates tomar o cálice de cicuta e falar para o seu aluno Platão, “tu partes para tua vida e eu para minha morte, dos dois não sei qual o melhor”.

Vi o menor bilhete da historia ser escrito no desfiladeiro das termopilas,“SE”. Vi frases ditas por grandes guerreiros “MELHOR COMBATEREMOS A SOMBRA”. Vi Pirro pronunciar “mais uma vitória desta e estaremos perdidos”.

Estava presente na aldeia de Alba Longa quando Rômulo e Remo nasceram junto com o império romano. Visitei as estepes serem varridas pelo flagelo dos Deuses “Atila”. Estava juntos das pirâmides quando Napoleão falou para os seus comandados, “soldados quarenta séculos vos contemplam”.

Quantas coisas mais conhecemos e vimos nas asas firmes das suas palavras e saber. Você não só ensinava, você vivia e fazia todos nos vivermos o conhecimento transmitido. Você nos liderava para sairmos do nosso conforto a fim de explorar o desconhecido na segurança da sua superior intelectualidade.

Querida Professora Dulce Ramos eu viajei o mundo inteiro na magia das suas aulas, e para um adolescente que amava com entusiasmo todas estas descobertas do conhecimento humano, eu  sentia como um tripulante da Enterprise do capitão Kirk, em busca de novos mundos indo ate onde o conhecimento nos deixava chegar.

Sendo que o comandante desta nave não era o capitão Kirk, era você Professora Dulce Ramos de Queiroz, que com sua desenvoltura, talento, inteligencia privilegiada e dom de divino de educar nos embebedava destes conhecimentos nas suas aulas-viagem.

Dulce Ramos, saiba com certeza, você marcou minha vida de maneira intensa e maravilhosa. Tornei-me um apaixonado pela historia e geografia . E hoje posso dizer como Raul Seixas, “Eu Nasci a Dez mil Anos Atrás”, pois todos aqueles conhecimentos transmitidos por você, são ate hoje o apanágio, que fazem parte do meu alforje de saber e estão comigo onde quer que vou.

Professora Dulce Ramos Queiroz, muito obrigado por tudo que me transmitiu. Saiba com certeza que você fez do saber uma mágica de enlevo e inspiração, a energizar quem se aproximava de você.

DEUS a receba nos átrios celestiais cercada por seus anjos são os desejos sincero deste seu eterno-aluno-tripulante, Rosiel Moura da Silva.

Comments are closed.