Prefeito Mundial – Premiando Inovação, Honestidade e Sustentabilidade Inteligente de Líderes Municipais

Prefeito Mundial ou “The World Mayor Project” é um troféu dado a cada dois anos pela City Mayors Foundation ao Prefeito  de qualquer cidade da Terra que se destaca em sua administração em inovação, honestidade e sustentabilidade

 Prefeito Mundial – Quem Organiza?

City Mayors Foundation, o grupo internacional (“Think Tank”) de reflexão de assuntos urbanos de municipalidades, é quem organiza a escolha e concede o prêmio de Prefeito Mundial.

 Prefeito Mundial – O que É?

Prefeito Mundial é um Troféu Dado a Cada Dois Anos aos Prefeitos Destacados (crédito:  WorldMayor)
Prefeito Mundial é um Troféu Dado a Cada Dois Anos aos Prefeitos Destacados (crédito: WorldMayor)

O prêmio tem sido dado desde 2004 e homenageia prefeitos com a visão, paixão e habilidade para fazer de seus lugares, cidades sustentáveis para viver, trabalhar, investir e visitar.

O projeto de Prefeito Mundial pretende mostrar que prefeitos proeminentes podem atingir e aumentar seus perfis nacionalmente e internacionalmente.

Na prática, os organizadores do projeto-concurso estão à procura de líderes de cidades que se destacam em qualidades como: honestidade, liderança e visão, sustentabilidades, habilidades de gerenciamento e integridade, consciência social e econômica, capacidade de fornecer segurança e proteger o ambiente, bem como a vontade e capacidade de promover boas relações entre comunidades de diferentes origens culturais, religiosas, raciais e sociais.

O vencedor recebe o troféu Prefeito Mundial artisticamente aclamado, enquanto os dois segundos colocados recebem a Comenda Prefeito Mundial.

 Os Prefeitos que desejam ser considerados para o prêmio devem subscrever o código de ética de prefeito de cidades no qual se comprometem a defender sustentabilidade inteligente, honestidade, transparência e colocar a cidade acima dos seus interesse e não pratiquem o de sempre: “o que tem ai para meu bolso?”.

 Prefeito Mundial – Objetivos in a Nutshell (Resumindo)

 São dois os objetivos do projeto internacional do Prefeito Mundial, lançado pelo grupo de reflexão de assuntos urbanos City Mayors Foundation em janeiro de 2004.

 Primeiro, a City Mayors pretende aumentar a visibilidade dos prefeitos em todo o mundo e honrar aqueles que serviram suas comunidades com excelência e sustentabilidade, agem abertamente e honestamente, bem como fazem contribuições significativas para cidades a nível nacional e internacionalmente.

O segundo objectivo é envolver tantas pessoas quanto possível de todas as partes do mundo no projeto. Desde o início, o projeto do Prefeito Mundial foi criado para aclamar os prefeitos escolhidos por um grande público internacional, em vez de somente por um painel de ‘especialistas’.

 Prefeito Mundial – Como Funciona?

Participantes do projeto são convidados a nomear e votar para os líderes de cidade que demonstram primazia em qualidades como uma administração honesta e aberta, tendo liderança e visão, habilidades de gestão, focalização em sustentabilidade, perspicácia financeira, consciência social e econômica, capacidade para fornecer a segurança e a proteção do meio-ambiente, além de exibir a vontade e a capacidade de promover a amizade entre as comunidades de diferentes origens culturais, religiosas, raciais e sociais.

O vencedor do Prêmio em 2012 foi Iñaki Azkuna, Prefeito de Bilbao, Espanha. Em 2010 o prêmio foi para Marcelo Ebrard, prefeito da Cidade do México. Destinatários anteriores foram Edi Rama, prefeito de Tirana (2004), Dora Bakoyannis, prefeito de Atenas (2005), John So, então, prefeito de Melbourne (2006) e Helen Zille, prefeito da cidade do cabo (2008).

Em 2012 os dois segundo lugares foram para Lisa Scaffidi, prefeita de Perth (Austrália) e Joko Widodo, prefeito de Surakarta (Indonésia), que foi eleito agora para governador de Jacarta.

Se você acha que seu prefeito(a) se enquadra dentro dos objetivos do Projeto Prefeito Mundial, isto é, ele ou ela é inovador(a), honesto(a), defensor(a) da sustentabilidade inteligente e não pega sempre sua parte por debaixo do pano, então é tempo de  pedir a ele ou ela para subscrever o código de ética da City Mayors e nomear e trabalhar pelo seu postulante do Prêmio de 2014.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *