Categorias

Arquivos

Algas Colorindo um Futuro Verde (Versão para o Kindle Reader)

Pré-Diabetes Stop

Pré-Diabetes Epidemia, Assassina Silenciosa, que já Atinge 86 Milhões de Americanos – Parte I

Pré-Diabetes Epidemia: Assunto prá lá de sério para você se informar e se cuidar.  Pré-Diabetes é uma epidemia ou assassina silenciosa que está se expandindo rapidamente nos Estados Unidos, Brasil e em todo o mundo. E o mais desafiador é que nos US,  9 em 10 pessoas que têm, não sabem que estão com Pré-diabetes

Dados do Centers for Disease Control and Prevention (1) (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) CDC dos US indicam que atualmente um terço da população adulta (20 anos e acima) americana ou cerca de 86 milhões de pessoas são pré-diabetes.

Pré-Diabetes: Epidemia que pode ser Revertida (Fonte: USAToday)

Pré-Diabetes: Epidemia que pode ser Revertida (Fonte: USAToday)

Informações inteligentes é o que você mais precisa neste momento para saber preventivamente como reverter este quadro alarmante. É isto que MyBeloJardim e LSQLSystems promovem  juntando forças com o Programa Mundial de “Stop Diabetes” para vencermos juntos este imenso desafio.

 Os altos indices de pré-diabetes nos US colocam gasolina na fogueira da crise de saúde nacional. Os estadunidenses estão ficando mais gordos, e mais velhos. Esses fatores confluentes estão colocando os EUA e muitos outros países no caminho para uma crise de saúde sem precedentes: tendo praticamente a metade da população adulta com pré-diabetes ou diabetes, aumentando o risco de outras doenças sérias.

Contudo a gravidade não é tão somente para pessoas adultas. Em crianças e adolescentes os números também são astronômicos, a cada ano 208.000 jovens são diagnosticados com diabetes nos US. Em 2012 pre-diabetes e diabetes causaram um montante de $245 bilhões de dólares em custos médicos e perdas de dias de trabalho nos Estados Unidos.

Pré-Diabetes: Nick Jones Um Ativista Diabético

Pré-Diabetes: Nick Jones Um Ativista Diabético do “Stop Diabetes”(Fonte: Yahoo)

O mais estarrecedor é que dos 86 milhões de americanos, somente 29 milhões sabem que estão nesta condição. O restante, por não fazerem os simples testes indicadores, estão caminhando céleres para ser portadores de diabete tipo 2 em poucos anos.

Pré-diabetes é na realidade um alarme estridente que seu corpo emite avisando que esta é sua última chance ou última estação para você pular do trem antes que chegue no destino final – estação diabetes 2. É um aviso derradeiro dizendo que o furação da diabetes 2 está à frente e que você precisa urgentemente agir e mudar de direção.

Dados também do CDC Estadunidense mostram que se continuar nesta velocidade, praticamente, 100% de todos adultos americanos serão pré-diabéticos nos próximos 10 anos. Este é um dado muito longe e além de preocupante.

Pré_Diabetes: 86 Milhões nos US, 30 Milhões no Brasil (Fonte:CDC)

Pré_Diabetes: 86 Milhões nos US, 9 entre 10 Não Sabe (Fonte:CDC)

No Brasil dados do Ministério da Saúde (2) estimam que mais de 24 milhões de pessoas são pré-diabéticas e mais de 7 milhões diabéticas, a grande maioria ainda não sabe que está com esta enfermidade. Outras estatísticas mostram números maiores. (3)

Os fatores de risco e ou contribuintes são bem conhecidos: herança genética (história familiar), idade superior a 45 anos, excesso de peso, acúmulo de gordura na região abdominal, dieta desbalanceada, excesso de ingestão de açúcares, etc. (Mostraremos detalhes em outros artigos)

Pré-Diabetes Epidemia – Desafio de Saúde Urgente Não Somente nos US, mas em Todo o Planeta

Consequentemente, altos níveis de glicemia (açúcar no sangue) é um desafio de saúde urgente não somente nos US, mas em todo o planeta. É uma condição para se levada muito a sério. Na realidade, o excesso de açúcar no sangue é a causa mais impactante de doenças cardiovasculares que por sua vez é o motivo número um de mortes na América, no Brasil e em muitos países do mundo.

O mais importante, como você verá nestes artigos, é que os pré-diabéticos podem na sua grande maioria saírem desta rota da diabete tipo 2 e terem seus níveis de açúcar no sangue regularizados.

Normalmente, antes de desenvolver o diabetes tipo 2, a pessoa passa por um estágio chamado de pré-diabetes, que costuma ser assintomático e pode durar anos escondida e silenciosa. Porem, tratada cedo, tudo isto pode ser revertido como vamos mostrar em seguida.

Bem, agora que você sabe da gravidade que é pré-diabetes, deve estar se perguntando se tem esta condição, se pode ter, sobre o que isto pode lhe afetar, como também se doces, açúcares, obesidade e falta de se movimentar (sedentarismo) têm alguma relação com os níveis de glicose (açúcar) no seu sangue? Isto que vamos tentar responder, como informação geral, mas que você nunca deve prescindir sua ida ao Médico.

Por outro lado, pode ser que seu caso seja mais avançando, com seu médico já tendo alertado que você deve maneirar nas guloseimas porque seus números de açúcar no sangue então entre 100 mg/dL e 125 mg/dL o que coloca você na faixa dos pré-diabéticos. Temos  dicas também para você.

Vamos mostrar nos próximos artigos sobre o que é pré-diabetes, o que pode ser feito para reverter este alarme e fazer com que seus níveis de açúcar no sangue voltem a normalidade abaixo de 100 mg/ dL.

Outros artigos desta série:

Referencias:

(1) https://www.cdc.gov/features/diabetesfactsheet/

(2) http://www.mdsaude.com/2015/02/pre-diabetes.html

(3) http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/05/pre-diabetes-afeta-12-da-populacao-brasileira-e-pode-ser-reversivel.html

Comments are closed.