Categorias

Arquivos

Algas Colorindo um Futuro Verde (Versão para o Kindle Reader)

Pré-Diabetes Stop

Pré-Diabetes 102: Tenho ou Posso desenvolver Pré-diabetes? Parte III

Pré-Diabetes 102: Como vimos nos artigos anteriores, a condição ou estação pré-diabetes é um grave e último alerta indicando que a pessoa está no trem dirigindo-se ao destino final diabetes 2. Neste artigo você verá como pode e deve reverter esta possível fatalidade. Como Pré-diabetes é primordialmente relacionada com hábitos alimentares e sedentarismo, esta condição pode ser revertida, se você quiser e colaborar, pela mudança de dieta (práticas alimentares saudáveis) e praticando exercícios.

ré-Diabetes 102: Celebridades que Vivem com Diabetes 2 (Font:Health)

Pré-Diabetes 102: Celebridades que Vivem com Diabetes 2 (Font:Health)

Segundo a American Diabetes Association (1) é provável que você desenvolva pré-diabetes quando tiver certos fatores de risco.  ADA e outras associações afirmam que suas chances de ter pré-diabetes aumentam se você:

  • tem 45 anos ou mais
  • tem pai, mãe, irmão ou irmã com diabetes
  • está com sobrepeso (em geral ter Índice de Massa Corporal maior que 27 kg/m²). Quanto maior for o IMC, mais elevado é o risco – (IMC* = peso (quilos) ÷ altura² (metros))
  • ter acúmulo de gordura na região abdominal (cintura maior que 102 cm nos homens ou maior que 88 cm nas mulheres com exceção que esteja grávida).
  • ser fumante (Tabagismo aumenta 40% sua possibilidade para ser pré-diabetes)
  • está fisicamente inativo (sedentário)
  • tem apneia obstrutiva do sono
  • tem pressão arterial elevada (pressão alta) ou toma medicamentos para pressão alta
  • tem colesterol anormal (normalmente HDL: menor que 41 mg/dL – LDL: maior que 131 mg/dL) e / ou triglicerídeos elevados (maior que 199 mg/dL)
  • é mulher que teve diabetes gestacional (durante a gravidez)
  • foi diagnosticada com Síndrome do Ovário Policístico (SOP)

Pré-Diabetes 102: Posso reverter o pré-diabetes?

Bem, o mais importante é você o mais rápido possível descobrir se tem pré-diabetes falando com seu médico sobre os exames que pode fazer para identificar a doença. Se você já descobriu que tem pré-diabetes, o lado positivo disto é que como você descobriu sua condição com antecipação antes de ficar definitivamente diabético tipo 2, você tem uma grande chance, se agir corretamente, de reverter esta doença e todas suas consequências.

Pré-Diabetes 102: Jovem Aplicando Insulina (Fonte:Yahoo)

Pré-Diabetes 102: Jovem Aplicando Insulina (Fonte:Yahoo)

Antes de tudo fale com seu médico sobre suas opções, nada do que sugerimos aqui dispensa ou elimina a orientação do seu médico. Aqui vão as sugestões para reverter pré-diabetes dadas por organizações e associações de diabetes em várias partes do mundo:

  • reduza o consumo de calorias e gordura saturada – Faça um plano para comer menos gorduras e calorias. Você pode encontrar-se com um dietista para falar sobre o que comer e como perder peso. Você pode fazer:
  • comece cada almoço/jantar com uma salada de folhas verdes com nozes. É muito importante comer salada e/ou nozes antes de qualquer alimento. Salada e/ou nozes fornecem nutrientes qye vão enche-lo. Nozes, principalmente, amêndoas se você não é alérgico a elas, são excelentes superalimentos que ajudam muito controlar os níveis de açúcar para aqueles com pré-diabetes. Então você pode comer menos de outros alimentos de alto teor calórico que possam vir em seguida.
  • coma carnes magras e peixes. Elimine carnes com pele e excesso de gorduras visíveis. Coma peixe pelos menos duas vezes por semana. Peixes, como salmão, bacalhau, sardinha, solha, mahi-mahi, atum, tilapia ou truta.
  • perca peso – Se você está com sobrepeso, perder 7% do seu peso total pode ajudá-lo muito. Por exemplo, se você pesa 100 quilos, seu objetivo seria perder 7 quilos. Lembre que dieta e exercícios andam juntos. Algumas dicas para perder peso.
  • aumente sua atividade física diária
  • Exercício é uma parte vital de qualquer estilo de vida saudável. É especialmente importante para aqueles com pré-diabetes. A falta de atividade física tem sido associada ao aumento da resistência à insulina, de acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Renais e Digestivas- NIDDK (2) – americano. O exercício faz com que os músculos usem a glicose como fonte de energia e faz com que as células funcionem mais eficazmente com a insulina.
  • O NIDDK recomenda exercitar cinco dias por semana durante pelo menos 30 minutos. Exercício não tem de ser extenuante ou excessivamente complicado. Caminhar, dançar, andar de bicicleta, fazer uma aula de exercícios ou encontrar outra atividade de que você gosta são todos exemplos de atividade física.
  • se fumante, parar de fumar imediatamente. O cigarro é responsável por uma longa lista de enfermidades graves, como também aumenta o fator risco de diabetes em quase 40%.
  • beba água abundantemente. A água é uma parte importante de qualquer dieta saudável. Beba bastante água cada dia para mantê-lo hidratado. Se você tem pré-diabetes água é uma alternativa mais saudável do que qualquer outro líquido. A quantidade de água que você deve beber todos os dias depende do seu peso, nível de atividade e do clima em que vive. Você pode determinar se você está bebendo água suficiente, monitorando o volume que você urina. Também anote a cor. Sua urina deve ser amarela pálida.

Pré-Diabetes 102: Com que frequência devo ser verificado se tenho Prediabetes?

Se lhe foi dito que tem pré-diabetes, tenha os seus níveis de glucose no sangue verificados anualmente. O seu médico pode querer verificar os seus níveis de glicose mais frequentemente, especialmente se você toma medicamentos para pré-diabetes.

Pré-Diabetes 102: O que mais deveria fazer com os meus cuidados de saúde?

Quando você tem pré-diabetes, o seu medico também deve verificar se há sinais de doenças cardíacas e problemas de vasos sanguíneos. Por exemplo, seu médico pode verificar sua pressão arterial e seu colesterol. Converse com seu médico sobre o que fazer se a pressão arterial ou os níveis de colesterol forem altos. Fazer escolhas sábias de alimentos, permanecer ativo e tomar remédios (se necessário) podem ajudá-lo a manter-se saudável.

No próiximo artigo falaremos sobre Dicas Para Controlar Saudavelmente E Sem Paranoia O Açúcar Que Você Ingere Diariamente.

Artigos desta série:

Tabela para calcular o IMC:

*http://www.mdsaude.com/2014/10/imc-indice-de-massa-corporal.html

Referencias:

(1) http://professional.diabetes.org/sites/professional.diabetes.org/files/media/All_About_Prediabetes.pdf

(2) https://www.niddk.nih.gov/health-information/diabetes

 

1 comment to Pré-Diabetes 102: Tenho ou Posso desenvolver Pré-diabetes? Parte III