Categorias

Arquivos

Algas Colorindo um Futuro Verde (Versão para o Kindle Reader)

Pré-Diabetes Stop

Pré-Diabetes 101 – O que é Pre-Diabetes? Parte II

Pre-diabetes 101 – Pré-diabetes é uma epidemia que nos últimos anos vem crescendo vertiginosamente. Somente nos US já atinge 86 milhões de pessoas. É um condição médica em que os níveis de glicose no sangue de uma pessoa, como pode ser visto no gráfico, são mais altos do que o normal (entre 100 e 125 mg/dL), mas ainda não é alto o suficiente para ser diagnosticado como diabetes.

Pré-Diabetes 101 - Níveis de Glicose no Sangue (Fonte: MDSaude.com)

Pré-Diabetes 101 – Níveis de Glicose no Sangue (Fonte: MDSaude.com)

Isto geralmente ocorre devido ao que se chama de resistência a insulina. O corpo não usa insulina de maneira correta devido a problemas nos pâncreas. Isto é classificado como um percursor da diabetes tipo 2. Melhor dizendo, antes que as pessoas desenvolvam diabetes tipo 2, elas quase sempre têm “pré-diabetes”.

Os médicos às vezes referem-se ao pré-diabetes como tolerância à glicose diminuída (IGT) ou glicemia de jejum (IFG), dependendo do teste que foi usado quando foi detectada. Esta condição coloca você em um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 e ter doenças cardiovasculares e derrames.

Na condição de pré-diabético o diagnóstico pode ser inicialmente alarmante, pois a pessoa recebe a informação que está na rota de ser um diabético tipo 2. Entretanto, por ser pré-diabético isto não indica necessariamente que ele/ela vai definitivamente desenvolver esta doença desde que mude seu estilo de vida. No gráfico abaixo (do G1 – Rede Globo) você pode entender muito bem Pré-diabetes.

Pré-Diabetes 101 - O que é Pre-Diabetes? (Fonte(G1 - Globo)

Pré-Diabetes 101 – O que é Pre-Diabetes? (Fonte(G1 – Globo)

O ponto chave nisto tudo é prevenção ou intervenção o mais cedo possível para tirar o pré-diabético desta situação. Para isto exercícios, perder peso e dieta correta são extremamente importantes principalmente você aprender a identificar que tipos de alimentos deve ingerir.

Na realidade, o diagnóstico indica que os níveis de glicose (açúcar) no sangue de uma pessoa pré-diabetes estão acima do limite de 99 mg/litro. Neste caso a pessoa desenvolveu a condição clinicamente identificada como pré-diabética. De acordo com estudos da Clínica Mayo nos US, a pessoa nesta condição provavelmente vai desenvolver diabete tipo 2 no máximo de 3 a 5 anos, se não mudar seu estilo de vida.

Pré-Diabetes 101: Para entendermos melhor existem 3 tipos de diabetes:

Diabetes mellitus é um grupo de doenças na quais o corpo não produz alguma ou nenhuma insulina, não usa corretamente a insulina que é produzida ou a combinação das duas. Quando isto acontece, o corpo é incapaz de retirar açúcar do sangue e colocar nas células. Isto resulta em altos índices de açúcar no sangue.

Glucose o tipo de açúcar que é achado no seu sangue, é uma das mais importantes fontes de energia em seu corpo. Resistencia ou falta de insulina faz aumentar os níveis de açúcar no seu sangue. Isto pode acarretar sérios problemas de saúde.

Os três tipos de diabetes e suas causas são:

  • – Diabetes mellitus Tipo 1
  • – Diabetes mellitus Tipo 2
  • – Diabetes de Gestação
  •  Tipo 1 Diabetes

Tipo 1 diabetes é considerada ser uma condição auto imunológica. Isto é, ela ocorre quando seu sistema imunológico ataca erradamente e destrói a células betas nos seus pâncreas. As células betas são células únicas no pâncreas que produzem, armazenam e liberam o hormônio insulina. O estrago é permanente. A causa deste tipo 1 ainda não é muito conhecido. Provavelmente fatores genéticos e ambientais sejam importantes contribuintes desta doença.

  •  Tipo 2 Diabetes

Diabetes tipo 2 começa com a resistência a insulina. Quer dizer, seu corpo não usa insulina de modo eficiente. Isto estimula os pâncreas produzirem mais insulina até não poderem atender a demanda. Consequentemente a produção de insulina diminui, o que por sua vez resulta em altos níveis de açúcar no seu sangue.  Isto é o que a condição de pré-diabético pode resultar.

Precisamente inda não se sabe as causas. Contudo, fatores genéticos, ambientais, falta de exercícios (sedentarismo), excesso de peso (obesidade), tabagismo e dietas desbalanceadas com abuso de açúcares são contribuintes para este tipo 2.

  •  Diabetes Gestacional

Diabetes Gestacional é resultado da produção de hormônios bloqueadores de insulina serem produzidos anormalmente durante a gravidez. Este tipo de diabetes ocorre somente durante a gestação.

 No próximo artigo esclareceremos vários pontos de dúvidas sobre Pré-diabetes, tais como: Como posso desenvolver pré-diabetes? Posso reverter esta doença? E muitas outras!

Artigos desta série:

 

Referencias:

(1) http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2015/03/brasileiros-consomem-50-mais-acucar-do-que-deveriam-diz-oms.html

 

Comments are closed.