Paraplégicos: Mobilizados por Tecnologia Robótica?

Paraplégicos – Você certamente já presenciou alguém na rua, na família, entre amigos ou quem sabe você mesmo pode ser uma pessoa que tive um sério acidente nesta vida que resultou seus movimentos ficarem restritos e limitados a cadeira de rodas enfrentando desafios imensos todo dia?

Paraplégicos - Mobilidade e Independência (TekRMD)
Paraplégicos - Mobilidade e Independência (Fonte: TekRMD)

Agora a tecnologia robótica produz um equipamento/dispositivo que pode devolver os movimentos básicos dos paraplégicos dando-lhes liberdade de ir, vir, sentar, levantar sem ajuda de ninguém. É o que está prometendo e anunciando uma empresa Turca.

Bem, o jovem que você pode ver no vídeo abaixo parece que está montando em um Segway (aquele transporte pessoal elétrico). Mas não está não. Yusuf Akturkoglu ficou paralizado (chamados de paraplégicos) depois de cair de um cavalo há cinco anos. Agora sua vida mudou completamente. Ele está sendo mobilizado por um surpreendente aparelho inventado por cientistas turcos.

É o chamado Tek dispositivo  Robótico de Mobilização para paraplégicos  (“Tek Robotic Mobilization Device”), e não apenas permite que as pessoas que não podem andar ao redor tenham mais independência do que qualquer dispositivo atual, mas também os ajuda as pessoas paraplégicas se levantarem por conta própria, que é crucial para manter as funções básicas de saúde em todos que têm lesões na medula espinhal.

Em vez de inserir a partir da frente como uma cadeira de rodas normal, as pessoas que utilizam o RMD Tek entram (sentam) na parte detrás do dispositivo. Dessa forma, eles não têm que se levantarem  usando uma dinâmica que pode ser perigosa e é quase impossível de ser feita sem ajuda. Anexando uma tira grossa acolchoada ao redor dos quadris, Yusuf manobra o RMD Tek por conta própria.

O dispositivo utiliza um sistema de suspensão que equilibra o peso para que os paraplégicos possam ficar de pé com apenas um puxão suave. Ficar de pé durante uma hora ou mais a cada dia é crucial para as pessoas que perderam os movimentos das pernas.

Sem o efeito do peso-rolamento do pé, eles podem desenvolver problemas cardiovasculares, ossos frágeis, úlceras de pressão para não mencionar a importância psicológica de olho no olho-contato interpessoal.

No vídeo, Yusuf chama o dispositivo para junto do seu leito com um controle remoto, levanta-se fora da cama, vai as mercearia e lojas, manobra em torno de uma livraria, e até faz algumas coisas em casa nos banheiros que felizmente não podemos observar a conclusão. Mas essas habilidades que a maioria de nós tomamos como coisas banais a cada dia são a chave para o bem-estar emocional das pessoas paraplégicas.

A capacidade de se agachar e facilmente voltar a ficar de pé é fundamental para os paraplégicos. E de pé, as mãos de Yusef são livres para transportar mantimentos ou fazer qualquer outra coisa que ele pode precisar. Antes de tentar o RMD Tek, Yusuf, que era um estudante que devido a sua lesão, raramente saía de sua casa onde vive com seus pais.

Paraplégicos –    Tek RMD – Dispositivo Menor de sua Espécie

Os fabricantes do Tek RMD dizem que este é o dispositivo para paraplégicos mais compacto de sua espécie, o que permite Yusuf navegar em corredores de supermercados lotados, bibliotecas, e quem sabe talvez ir no estádio e torcer por sue time de futebol preferido.

Tudo isto sem bater nas pessoas e coisas ao seu redor. Usuários ainda precisam de rampas no lugar de escadas, mas o dispositivo elimina a necessidade de vasos sanitários especiais e outras facilidades que permitem espaço para cadeiras de rodas.

O Tek RMD é produzido na na Turquia e segundo a empresa será lançado brevemente na Europa e nos Estados Unidos, onde custará cerca de US $ 15.000. A empresa está contando que os países e/ou empresas de seguro possam cobrir este custo.

Se o equipamento fazer mesmo o que a empresa está prometendo, será realmente um avanço imenso na superação da perda de mobilidade por parte dos paraplégicos.

Matéria Sugerida por Fabiano Moura.

Temas Relacionados:


 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *