Energia Solar: Maior Usina Termossolar Do Mundo Começa a Surgir no Deserto

Energia Solar – A central solar térmica (Termossolar) Ivanpah no estado da Califórnia, a maior usina de energia solar térmica concentrada do mundo, começa a mostrar sua presença física no deserto ensolorado do oeste americano.

Energia Solar - Primeira CSP Torre Solar perto de Ivanpah na Califórnia
Energia Solar - Primeira CSP Torre Solar perto de Ivanpah na Califórnia

A usina Ivanpah utiliza círculos concêntricos de espelhos que concentram a luz solar em uma torre central, gerando altas temperaturas para produzir vapor. A usina contará com três torres, cada uma com seu próprio conjunto de espelhos.

A primeira unidade, em primeiro plano, é o mais próxima da conclusão. Em fevereiro deste ano, os trabalhadores começaram a instalar espelhos, que podem ser vistos nas partes superiores direita e esquerda dda foto.

Como pode ser visto na foto, os contornos desta enorme usina solar térmica concentrada estão começando a aparecer no deserto perto de Las Vegas. O projeto de US $ 2,2 bilhões de dólares, estende-se mais de 3.600 acres.

Quando concluída a usina irá gerar um incrível volume de 370 megawatts de eletricidade em dias ensolorados. Isto dar para abastecer de eletricidade 140 mil residencias. Imaginem o que poderia ser feito no Nordeste e Centro-oeste do Brasil com usinas como estas ou Fotovoltaicas Concentradas que hoje são consideradas mais viáveis.

Energia Solar –  Futuro de Usinas Termossolares Está Sendo Questionado

No entanto como afirmamos em artigos anteriores, o futuro de usinas termossolares está sendo questionado. Isso é em grande parte porque os preços dos painéis solares vindos da China- que convertem luz solar em eletricidade diretamente – caíram rapidamente nos últimos anos.

Isto resultou que pelo menos uma grande empresa abandonasse os planos para construir centrais térmicas solares em favor de fazer aqueles que usam painéis solares.

A energia solar térmica concentrada tem pelo menos uma grande força e fator positivo: o calor produzido é fácil de armazenar, fazendo com que a eletricidade possa continuar sendo gerada, mesmo após o sol se por, e pode ser transmitida para a rede onde a demanda seja requerida.

Porém, só para termos uma ideia como precisamos de mais usinas solares, térmicas ou fotovoltaicas, a cidade pecaminosa de Las Vegas ,(Sin City) como é conhecida mundialmente, consome atualmente 5.600 megawatts em um dia de verão, segundo a Forbes.

Las Vegas é esperada atingir um consumo recorde de 8.000 megawatts em 2015. Haja usinas CSP ou CPV para suprirem tanto pecado!!!!

Temas Realacionados:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *