Chocolate Amargo: Controlando Pressão Arterial Elevada?

Chocolate Amargo – Aos amantes de chocolate esta é a notícia tão esperada? Talvez você esperou toda a sua vida para ouvir que chocolate é bom para você não interessa o que consumir. É bom ir devagar com a louça, digo com a cocoa!

Chocolate Amargo - Comendo Tudo que Pode?
Chocolate Amargo – Comendo Tudo que Pode?

A boa notícia é que a pirâmide de alimentos que curam da escola de medicina da Universidade de Michigan agora inclui chocolate amargo e a American Heart Association – AHA – afirma que um pedaço de chocolate escuro por dia pode ser bom para seu coração, baixar sua pressão arterial e ajudar na regulação do açúcar no sangue. Contudo a AHA pede cautela, afirmando que a moderação é fundamental.

Chocolate Amargo – Nem Tudo  Chocolate é Igual

Nem tudo  chocolate é igual, apesar de todo o chocolate serem feitos a partir dos sementes or grãos da árvore de cacau, a Theobroma cacao.

Os grãos são colhidos, fermentados, secos e torrados antes de serem moídos para fazer a pasta de cacau ou licor. Pasta de cacau é transformado em pó de cacau e o licor de cacau torna-se manteiga de cacau.

A manteiga de cacau e licor misturados com açúcar e baunilha fazem chocolate. Se o leite é adicionado, torna-se o chocolate de leite. O chocolate escuro tem uma maior percentagem de manteiga de cacau, pelo menos, 60 por cento. É também conhecido como chocolate amargo e meio amargo.

A melhor maneira de identificar se um chocolate é amargo além de verificar a porcentagem é se na lista de ingredientes, o cacau vem em primeiro na lista, mostrando que é o principal componente da sua barra adorada!

Chocolate Amargo – Flavonoides

Quanto mais escuro o chocolate, mais flavonoides estão no chocolate. Os flavonoides parecem estar na manteiga de cacau. Eles pertencem à família dos polifenóis, um tipo de antioxidante. Os flavonoides são captadores de radicais livres, naturais subprodutos do metabolismo que causam danos e doenças as outras células.

Porém você deve evitar chocolate amargo ou escuro, que é feito a partir de óleo de coco ou óleo de palma. A manteiga de cacau, embora tenha um elevado teor em gordura saturada, é sob a forma de ácido esteárico. Ácido esteárico não tem nenhum efeito sobre o colesterol.

Chocolate Amargo – Controla Mesmo a Pressão Arterial Elevada?

Os flavonoides no chocolate amargo também promovem o relaxamento das artérias, que podem ajudar a reduzir pressão arterial. A revisão de 2010  da revista “BMC Medicine” sobre o chocolate escuro e pressão arterial elevada analisou estudos de 1955 a 2009 que haviam pesquisados efeitos do chocolate sobre a pressão arterial, focalizados na pressão,  idade e outros critérios.

Ele observaram que 15 estudos concluíram definitivamente que o chocolate amargo-escuro reduziu a pressão arterial. No entanto, descobriram outros estudos que não suportaram esta conclusão.

Isso levou os analistas concluírem que o chocolate amargo-escuro reduz a pressão arterial, mas não muito abaixo dos níveis atuais considerados como de pré-hipertensão, 140/80 mmHg.

Chocolate Amargo – Preocupações Com Chocolate

A preocupação mais evidente do consumo de chocolate é a tentação de exagerar, o que pode levar ao ganho de peso. Chocolate contém cafeína. Se você é sensível a cafeína, chocolate escuro tem uma quantidade significativa do estimulante do pingado. Para indivíduos com gota ou outras condições renais, esteja ciente de que o chocolate contém oxalatos.

Oxalatos são compostos que podem ser eliminados na urina para formar pedras nos rins. Se a enxaqueca é um problema, o chocolate contém tiramina. Alguns sofredores de enxaqueca são sensíveis a tiramina, uma vez que pode desencadear uma senhora crise da famosa xaqueca.

Bem, se você esperava a notícia que agora podia comer o que quisesse e imaginasse de chocolate, vá tirando seu bendito cavalinho da chuva. Como tudo na vida, moderação é a chave do progresso.

Como diz de um lado a musica, tudo que gosto é imoral, ilegal ou engorda, ou o que diz a Bíblia: Achastes mel (quem sabe se não era chocolate) come somente o que te bastas, senão podes vir comer demasiado e vomitar tudo que ingeristes.

 É a velha história: se ficar o bicho pega, se correr o bicho come. O jeito é ir devagar e desconfiando como fazem muito bem os mineiros!!!

Temas Relacionados:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *