Xucuru: Terra da Renascença, Labirinto e o Crochê

 

 

Contribuição: Senusia

Presidenta da ADECX- Xucuru

 

A renascença, labirinto e o crochê é um trabalho de alto interesse, onde a comunidade precisa-se de apoio pra dar continuidade a esse artesanato e cultura dos nossos entes antepassados.

 

 

Igreja e Praça Central de Xucuru

Igreja e Praça Central de Xucuru

 

Nosso grupo se formou no interior de Pernambuco no município de Belo Jardim, no Distrito de Xucuru, uma vila que há maior produção de renda, arte e cultura citando elas: o labirinto, a renascença, e o crochê, trazida para a nossa comunidade em 1936 por uma professora de  letras conhecida como Dona Zezé que nas horas vagas ensinava aos jovens as belas artes.

Por volta de 1970 veio à renda conhecida como a renascença, em outros lugares era conhecida como renda Irlandesa,sua origem é em Porção, interior de Pernambuco. Em 1985 Xucuru tinha mais de 400 mulheres fazendo a renda(renascença e labirinto). Passaram por Xucuru alguns técnicos do centro Josué de Castro onde um membro(Nizete Nascimento, socióloga) apaixonada por artesanato, ela conseguio que formasse grupos de artesanato: grupo de mulher rendeira de renascença, grupo pontos e nó.

Estes grupos conseguiram algumas verbas para a compra de matéria-prima, mas como o material é muito caro não teve lucro, pois a inflação era alta, mesmo assim ainda conseguimos participar de algumas feiras em Boa Viagem no Recife- PE, mas as vendas eram poucas e não cobriam as despesas e assim os grupos foram desmoronando.

Em 1987 as rendeiras participram da bienal em São Paulo com as rendas produzidas em Xucuru. Em 1988 a associação foi registrada, mas não consegui por falta de apoio. Então em 1999, os grupos de rendeiras resolveram formar uma cooperativa que tiveram apoio do Sebrai que melhorou a qualidade da renda, tivemos a oportunidade de participar de feiras de negócios como a FENEARTE e expor no Tareco Mariola, mesmo assim nossas vendas são poucas.

Para que essa associação e cooperativa prosperem, precisa de pessoas que tenham força de vontade, coragem e disponibilidade de tempo, prar enfrentar os obstáculos que estejam na frente. Além disso, é preciso ter competência e apoio dos demais associados, na busca para soluções para os problemas em comum da entidade.

Associação de Desenvolvimento Comunitário de Xucuru (ADECX)

A unidade coletora de produtos Horti-fruti-granjeiros, hoje conhecida como Associação de Desenvolvimento Comunitário de Xucuru (ADECX) , foi inaugurada em 18 de setembro de 1982. Associação, começou não tinha um lugar próprio para as reuniões.

Hoje as reuniões acontecem na Cooperativa Sede-prédio do estado, comprado pela EMATER, no qual já se passaram 18 anos de uso, e mesmo não sendo o prédio da associação , foi feito algumas reformas, como a construção de banheiros, pisos e corre-mão.

A senhora Maria José de Oliveira nos contou que, o principal objetivo da ADECX, era construir um posto médico para a sociedade local, mas a possibilidade foi descartada, porque foram alertados da responsabilidade que existe num órgão desse tipo. Mas como o objetivo era de tal importância, levamos o caso até a prefeitura municipal de Belo Jardim, e por intermédio da ADECX, conseguimos o posto que até hoje funciona muito bem.

 

 

Comments are closed.